Fábrica da Fiat trará crescimento a João Pessoa e Paraíba

A Fiat comunicou oficialmente ontem que a nova planta a ser construída em Pernambuco estará localizada na cidade de Goiana, no Norte do Estado.

A previsão inicial era que a fábrica ficaria no Complexo de Suape, próxima ao porto, refinaria e siderúrgica que lá operarão, mas após conversações com o Governo, a empresa resolveu implantar-se nessa nova fronteira industrial de Pernambuco. O Estado arcará com diversos subsídios, incluindo desapropriação e terraplenagem do terreno, isenção fiscal, melhoria nos acessos, etc.

Mas a notícia causou também impacto (e grande satisfação) na Paraíba; jornais paraibanos já informam sobre os benefícios que a Fiat trará para cidades como João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita e Bayeux.

Primeiro, benefícios econômicos: Goiana localiza-se a apenas 10 km da divisa com a Paraíba. É possível que o Governo paraibano também consiga, por meio de incentivos, que algumas empresas satélites da Fiat (tanto de produção de bens como de serviços) se instale na Paraíba. E mesmo que não consiga, é certo que muitos paraibanos irão encontrar empregos ou clientes na Fiat.

Isso porque, apesar de localizar-se em Pernambuco, Goiana encontra-se mais próxima de João Pessoa (50 km) do que do Recife (80 km). E lembrando ainda que o trânsito da capital paraibana é ainda muito mais tranquilo do que na capital pernambucana, percebe-se que o acesso à Fiat será muito mais fácil, rápido e barato a partir de João Pessoa.

E afora os benefícios econômicos, haverá certamente impacto no segmento de turismo.

Estima-se que somente a Fiat empregue entre 2.500 e 3.500 pessoas; boa parte desse pessoal virá de fora, e precisará hospedar-se, ainda que temporariamente, em hoteis e flats. Prevê-se, da mesma forma que ocorreu em Recife, um grande aumento na procura por hoteis em João Pessoa, o que, se por um lado aumenta os preços, por outro lado traz novos investimentos e aumento na qualidade dos serviços.

A inauguração da linha de produção da Fiat está prevista para 2014. Após isso, certamente João Pessoa não será a mesma.

Anúncios

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: